Saltar al contenido
Contacto ACT – Toda a informação

Sinalização de segurança no trabalho: Tudo o que precisa de saber.

Vivemos rodeados de sinais de muitos tipos diferentes, mas nesta ocasião, vamos estudar os sinais que são utilizados nos locais de trabalho.

Estes sinais de segurança são utilizados para a prevenção de riscos profissionais (prevenir acidentes no trabalho).

Tecnicamente são chamados «sinais de higiene e segurança no trabalho«.

Sinalização de segurança que debe conhocer

¿O que são Sinais de Segurança?

Os Sinais de Segurança, segundo o Ministério do Trabalho, são uma sinalização que, referindo-se a um objecto, actividade ou situação específica, fornece uma indicação ou uma obrigação relacionada com a segurança ou saúde no trabalho.

A sinalização assume a forma de um painel ou sinal, uma cor, um sinal luminoso ou acústico, uma comunicação verbal ou um sinal gestual, conforme apropriado em cada caso.

Existem 5 tipos principais de sinais de segurança: Sinais Obrigatórios, Sinais de Perigo, Sinais de Ajuda, Sinais de Proibição e Sinais de Equipamento de Incêndio.

Todos estes sinais «Devem ser cumpridos no local de trabalho«. No final, analisamos cada tipo separadamente.

A sinalização de segurança desempenha um papel vital na comunicação de informações de segurança. Podem minimizar o risco de um acidente num local de trabalho e são uma forma fácil e compreensível de transmitir a sua mensagem a todos.

No entanto, os empregadores devem fornecer informações aos empregados sobre o significado e os requisitos de todos os sinais utilizados no local de trabalho.

Antes de olharmos para os tipos de sinais um a um, vejamos como e onde eles devem ser colocados.

Colocação e Âmbito de aplicação dos Sinais de Segurança

É necessário ter em conta quando devem ser utilizados e onde devem ser colocados.

  • Se os sinais forem colocados à entrada de um edifício ou local de trabalho, devem ser cumpridos a partir do momento em que se entra no local de trabalho ou edifício.
  • Se os encontrarmos numa máquina, temos de respeitar a sinalização para a utilização dessa máquina em particular.

Tipos de Sinais de Segurança

Como dissemos, existem 5 tipos principais de sinais de segurança diferentes. Vejamos o que indicam, que forma têm e as cores que usam, mas primeiro vejamos um resumo que nos será muito útil para aprender os sinais.

Cores:

  • Azul para acções obrigatórias.
  • Vermelho como a cor da proibição.
  • Amarelo como a cor da cautela.
  • Verde para acções positivas.

Formas:

  • Os discos ou círculos são utilizados para proibições ou instruções.
  • Os triângulos são utilizados para avisos.
  • Os quadrados e rectângulos são utilizados para sinais de emergência e de informação.

Agora vamos olhar para cada tipo separadamente com exemplos específicos.

Sinais de perigo ou de advertência – Aviso

Alertar para possíveis perigos que possam envolver a utilização de qualquer material ou ferramenta. São de forma triangular, fundo amarelo, borda preta e desenho. O amarelo deve cobrir pelo menos 50% da superfície do sinal.

Sinais de Emergência

Ajudam e fornecem informações sobre as equipas de salvamento. São rectangulares ou quadrados, fundo verde e borda e desenho branco. Também podem ser chamados de salvamento ou angústia.

Estes sinais podem ter um aviso luminoso ou mesmo uma comunicação verbal pode ser feita quando necessário.

Sinais de Equipamento de Incêndio

Forma rectangular ou quadrada. Pictograma branco sobre fundo vermelho (vermelho deve cobrir pelo menos 50% da superfície do sinal.

Sinais de Obrigação

Indicam a obrigação de utilizar a protecção adequada para evitar acidentes. Têm uma forma circular, fundo azul e desenhos brancos. Podem também ter uma borda branca. A cor azul deve cobrir pelo menos 50% da superfície do sinal. Vejamos alguns exemplos:

Sinais de Proibição

Proibir um comportamento que possa causar um perigo ao prevenir certas actividades que ponham em perigo a sua própria saúde ou a saúde de outros trabalhadores. Em suma, são sinais de proibição.

Têm uma forma redonda e um pictograma preto sobre fundo branco com uma borda vermelha e uma faixa transversal vermelha descendo da esquerda para a direita através do pictograma a 45º em relação à horizontal. A cor vermelha deve cobrir pelo menos 35% da superfície do sinal).

Extra: Sinais Rotulagem

Alguns sinais extra

Para além dos sinais acima descritos, existem sinais adicionais ou auxiliares.

Sinal Adicional

Contém apenas um texto e é utilizado em conjunto com os sinais de segurança acima mencionados, e o sinal de risco permanente complementar a ser utilizado nos casos em que as formas geométricas padrão não são utilizadas para a sinalização e delimitação de áreas com desníveis, obstáculos ou outros elementos que causam riscos de queda de pessoas ou objectos, colisões ou golpes.

A sinalização adicional ou auxiliar será feita por meio de listras alternadas amarelas e pretas.

As tiras devem ter uma inclinação aproximada de 45° e ter dimensões semelhantes de acordo com o modelo seguinte:

O actual desenvolvimento tecnológico levou ao aparecimento, implementação e utilização de uma série de novos sinais ou generalizou a utilização de outros, em correspondência directa com as novas situações de risco emergentes na indústria.

A fim de poderem assinalar estas situações, muitas empresas conceberam e adoptaram uma gama de sinais não regulamentados, a serem aplicados, em princípio, dentro do mais rigoroso ambiente empresarial.

Contudo, alguns destes sinais, aqueles que reflectem os riscos, situações ou obrigações mais comuns, tornaram-se quase comuns.

Nestes casos, os pictogramas serão tão simples quanto possível, evitando detalhes inúteis que possam dificultar ou mascarar a sua compreensão.

Sinais Luminosos ou Acústicos

Os sinais luminosos também contemplam os elementos que, devido à sua localização, dimensões e outras particularidades, devem ser devidamente sinalizados, mesmo que estejam localizados em áreas com iluminação geral suficiente ou à noite.

Existem outros que, devido à sua perigosidade e/ou difícil apreciação visual do risco, como é o caso dos condutores eléctricos de alta tensão, necessitam de ter indicadores luminosos que permitam a identificação do risco.

A sinalização acústica é baseada na emissão de estímulos sonoros que são recebidos instantaneamente.

Pode cobrir grandes áreas e afectar uma grande população que as recebe instantaneamente.

A sinalização acústica é particularmente adequada para os casos em que o receptor não pode captar a sinalização óptica ou visual.
Comunicação Verbal
A comunicação verbal tem uma dupla utilidade:

  • Por um lado, para orientar as manobras em posições onde é necessário que um trabalhador dirija a actividade de outro devido à pouca ou nenhuma visibilidade do segundo, desde que o ruído do ambiente de trabalho o permita.
  • Por outro lado, como complemento da sinalização acústica, para dar maior ênfase à mensagem a ser transmitida, por exemplo, em situações de emergência.